sábado, 13 de novembro de 2010

Drogas II





Todos os anos surgem dezenas de novas drogas, permitidas graças ao vazio legal



A cada ano que passa é batido o recorde do número de novas drogas descobertas na União Europeia. Só este ano já foram identificadas 33 novas substâncias - no ano passado foram 24, quase o dobro das detectadas há dois anos. O PÚBLICO comprou uma destas drogas numa smart shop (tipo de loja onde são vendidas drogas que a lei não proíbe) de Lisboa. Comprou porque é legal. Até quando? A UE quer proibi-la e o mais certo é que o faça dentro de pouco tempo.





O termo droga, é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica as suas funções.As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, animais e alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (do cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais
As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral, injeção intravenosa ou aplicadas via rectal (supositório).

Sem comentários:

Enviar um comentário